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Implementação Prática para Gestores de Manutenção Criarem Seu Próprio Processo de Gestão de Manutenção do ZERO

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O que você aprenderá no Livro: Manual de Gestão da Manutenção Vol 02

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Como gerar resultados concretos como Gestor da Manutenção

Através de um método aplicado e validado em indústrias nacionais e multinacionais.

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Como aplicar um método eficiente para Gestão da Manutenção

De forma prática, orientada aos resultados e sustentável ao longo prazo.

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Como alavancar sua carreira na Gestão da Manutenção

Com quem já liderou mais de 10000 profissionais em indústrias de todo o Brasil.

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Como auditar e melhorar sistemas de Gestão da Manutenção já vigentes

Através de uma metodologia passo a passo.

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Como controlar orçamentos, gerenciar recursos e otimizar custos sem canibalizar os ativos

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Como engajar o time de manutenção, convencer superiores e conseguir apoio dos seus pares.

… e muito mais.

Sumário do Livro: Manual de Gestão da Manutenção Vol 02

2.1 – Indicadores da manutenção 25
2.1.1 – Taxa de frequência e de gravidade de acidentes pessoais 26
2.1.2 – Disponibilidade física e disponibilidade inerente. 28
2.1.3 – OEE. 33
2.1.4 – Aderência ao orçamento da manutenção (AOM). 34
2.1.5 – O tripé do sossego na gestão da manutenção 35
2.1.6 – MTBF e MTTR 37
2.1.7 – Índice de corretiva (IC) e Índice de preventiva (IP) 39
2.1.8 – Índice de programação (IPR) e aderência à programação (APR) 44
2.1.9 – Índice de manutenção lanejada (IMP) 45
2.1.10 – Manutenção sistemática vencida (MSV) 46
2.1.11 – Backlog total e backlog pronto 47
2.1.12 – Aderência ao cadastro de planos de manutenção de novos ativos (ACPM) 52
2.1.13 – Idade média das ordens de serviço (IMOS) 52
2.1.14 – Percentual de equipamentos alarmados (PEA) 54

2.1.15 – Percentual de laudos críticos no prazo (PLCP) 55
2.1.16 – Custo de manutenção por faturamento (CMF) 56
2.1.17 – Aderência ao orçamento de headcount (AOH) 58
2.1.18 – Retrabalho 58
2.1.19 – Alocação de HH em OS 59
2.1.20 – Treinamento na manutenção 60
2.1.21 – Turnover na manutenção 60
2.1.22 – Absenteísmo na manutenção 62
2.1.23 – OTIF 62
2.1.24 – Ruptura 63
2.2 – Gerenciamento da rotina (GEROT) da manutenção 64
2.2.1 – Reunião de planejamento 68
2.2.2 – Reunião de programação 68
2.2.3 – Reunião de interface manutenção – suprimentos 69
2.2.4 – Reunião de performance do PCM 70
2.2.5 – Reunião de performance da execução 70
2.2.6 – Reunião de performance da manutenção  71
2.2.7 – Reunião de gente 72
2.2.8 – Reunião de SSMA 73

2.3 – Gestão de componentes e equipamentos (Serviços Externos) 74
2.3.1 – Qualificação do fornecedor e suas instalações mantenedoras 74
2.3.2 – Controle do rito fiscal 76
2.3.3 – Peritagem e averiguação final da reforma externa 78
2.4 – Auditoria interna dos processos da manutenção 80
2.4.1 – Cálculos das diferenças entre graus de importância e aderência 81
2.4.2 – Níveis de maturidade da gestão da manutenção 85
2.4.2.1 – A “inocência” na manutenção 89
2.4.2.2 – A “construção” na manutenção e a 1a passagem 90
2.4.2.3 – A “consciência” na manutenção e a 2a passagem 91
2.4.2.4 – A “evolução sustentável” na manutenção e a 3a passagem 93
2.4.2.5 – A “excelência” na manutenção e a 4a passagem 94
2.5 – Controle de planos, cadastros e criticidades 95

3.1 – Política de estoques e armazenamento 99
3.2 – Sistemas informatizados 103
3.2.1 – Objetivos de um software para gestão da manutenção 106
3.2.2 – Requisitos para escolha de um software para Ggestão da manutenção 107
3.2.3 – Avaliação e Otimização de um software para gestão da manutenção 110
3.3 – Gestão de pessoas e terceirização 114

3.3.1 – Liderança 115
3.3.2 – Engajamento e motivação 119
3.3.3 – Seleção e capacitação do time de manutenção 125
3.3.4 – Dimensionamento do workforce da manutenção (DWM) 127
3.3.4.1 – DWM por histórico e previsão de demanda de HH 130
3.3.4.2 – DWM por produto 132
3.3.4.3 – DWM por atribuição 134
3.3.4.4 – DWM por indicadores de referência 135
3.3.4.5 – Cálculo do DWM 136
3.3.4.6 – FPE através de working sampling 140
3.3.5 – Modelos de terceirização 144
3.3.5.1 – Contrato tipo mão de obra 146
3.3.5.2 – Contrato de serviços 146
3.3.5.3 – Contrato de perfomance 147
3.3.5.4 – Lei 13.429 de 2017 148
3.4 – Orçamento da Manutenção 149
3.5 – Gestão de saúde, segurança e meio ambiente 151
3.6 – Gestão de ferramentarias e oficinas de apoio 154
3.6.1 – Ferramentarias 154
3.6.2 – Oficinas de apoio 156

4.1 – Tratamento de perdas 161
4.1.1 – Perfil de perdas 161
4.1.2 – Diagrama Jack-Knife 168
4.2 – Testes de novos equipamentos e materiais 170
4.3 – LCC – Life Cycle Cost 176
4.4 – Engenharia de confiabilidade 181
4.4.1 – Abordagem quantitativa da engenharia de confiabilidade 184
4.4.1.2 – Função de densidade de probabilidade f(t)
e Função de falha acumulada F(t) 186
4.4.1.3 – Função de confiabilidade, R(t) 187
4.4.1.4 – Função de taxa de falha λ (t) ou Função de risco h (t) 187
4.4.1.5 – Equação geral da confiabilidade 190
4.4.1.6 – Distribuições de probabilidade nos estudos da confiabilidade 193
4.4.1.7 – Testes de aderência 203
4.4.1.8 – Curvas da confiabilidade a partir do histograma 209
4.4.1.9 – Modelos de blocos da confiabilidade 224
4.4.1.10 – Taxonomia e banco de dados para confiabilidade 229
4.4.2 – Abordagem qualitativa da engenharia de confiabilidade 233
4.4.3 – Gestão da engenharia de confiabilidade 242

4.5 – Programas e atividades de melhoria contínua 244

Lista de Imagem 257
Lista de Tabela 263
Referências 265
Apêndice 1 – Gabarito de perguntas 277
Apêndice 2 – Manual de boas práticas de armazenagem (Exemplo) 287

Quem é o autor?

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Herbert Ricardo Garcia Viana

Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (1997),  em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013), além de especializações em Tecnologia Mineral pela Universidade Federal do Pará (2007) e em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – SP (2003).

Atuou como executivo em operações, onde liderou equipes na Vale (2006 a 2016), Votorantim (2003 a 2006), Mineração Rio do Norte (1999 a 2003) e Ambev (1997 a 1999), sendo responsável por diversos processos de mudança em áreas de produção, engenharia e manutenção.

Escritor com títulos best sellers na área da Gestão da Manutenção, como o livro “PCM – Planejamento e Controle da Manutenção” com primeira edição em 2002, palestrante e pesquisador nos temas da engenharia de operações, com diversos artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras, bem como, em congressos e seminários.

 

Veja o que os especialistas falam sobre o Manual de Gestão da Manutenção Vol 02

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FAQ

Perguntas frequentes
Disponibilizar esse conteúdo por um preço acessível foi uma das formas que encontramos para ajudar um número maior de pessoas a terem acesso a um pedacinho do conteúdo que ministramos em nossos treinamentos e aplicá-los de forma prática. Essa é uma das vantagens do mundo digital, que nos permite entregar algo de muito valor para um grande número de pessoas e com um preço bem acessível.

Sim.


É emitida Nota Fiscal.


Para a compra como Pessoa Física ou Jurídica, a nota fiscal é emitida após fim do período da Garantia Incondicional de 07 (sete) dias após a aprovação da compra.

Sim!

Empresas podem adquirir o livro a partir de 05 (cinco) unidades. 

Para isso, solicite uma proposta através do e-mail comercial01@engeteles.com.br

Nossos livros são enviados pelos Correios e existem algumas regiões que os Correios não realizam a entrega. Por isso, é necessário que o cliente acompanhe o envio através do Código de Rastreamento que é disponibilizado por e-mail e verifique a necessidade de retirar o livro na agência dos Correios caso a região não possua entrega em domicílio.
Os Correios tentam fazer a entrega por cerca de duas vezes. Caso não seja atendido e o livro não seja retirado na agência pelo comprador, ele será devolvido para a ENGETELES, sendo necessário que o cliente custeie o novo envio no valor R$ 20,00 (vinte reais).
O prazo de garantia é de 7 dias corridos. Como o Livro é enviado em até 1 dia útil após confirmação da compra, caso solicite o cancelamento após o envio, será necessário aguardar o recebimento do Livro, efetuar a devolução para a ENGETELES e aguardar o recebimento do exemplar pela ENGETELES para que seja efetuado o reembolso.
Não. O livro possui apenas versão física.

O frete é gratuito apenas para o território nacional (Brasil).

Para envios internacionais, é cobrado o frete, para consultar valores e prazos, envie um e-mail editora@engeteles.com.br

A versão física será enviada um dia útil após confirmação do pagamento e chegará em até 10 dias úteis para regiões metropolitanas e grandes centros, e 18 dias úteis para regiões remotas.


Importante ressaltar a necessidade de acompanhamento do Código de Rastreio disponibilizado por e-mail após o envio do livro, para verificar a necessidade de retirar o livro na agência dos Correios.

O código de rastreamento é enviado automaticamente para o e-mail cadastrado na hora da compra, assim que o livro é postado. Caso você não receba, poderá entrar em contato com a Editora e solicitar o envio, através do e-mail: editora@engeteles.com.br ou telefone (61) 98272-5952.

Para compras no exterior, será necessário realizar o pagamento do frete por meio de transferência bancária e IN VOICE. Após o pagamento, a Engeteles terá o prazo de 5 dias úteis para realizar a postagem do produto e após isso, será compartilhado por e-mail o código de rastreamento.

 

Para mais informações, enviar e-mail para: editora@engeteles.com.br

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: Manual de gestão da Manutenção – Volume 2

Formato: 16 x 23 cm

Fonte Títulos: TextaNarrow Bold

Fonte Texto: TextaNarrow Regular

Corpo: 12pt

Total de Páginas: 292

1° Edição: 202

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ENGETELES Capacitação Profissional e Consultoria LTDA.

CPNJ: 23.607.144/0001-06
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